A escolha do panteão


"Descobri o paganismo, mas tenho dúvidas sobre qual panteão seguir, o que devo fazer?"


Essa pergunta alguma vez pode vir a mente das pessoas que ao começarem a "redescobrir" suas tradições antigas pagãs veem-se perdidas sem saber qual Panteão (grupo de deuses) elas devem seguir. A verdade é que o panteão vai depender de muitos critérios e a pessoa deve estar atenta a alguns que podem auxiliar de maneira significativa nessa escolha.



DEUSES ANCESTRAIS

Como primeiro critério e o mais natural, temos quando a pessoa segue o panteão que se aproxima da sua natureza, em outras palavras, ela vai buscar honrar os deuses que eram cultuados, na antiguidade, por seus ancestrais. Geralmente nesse caso a pessoa terá de fazer uma busca sobre a sua ancestralidade, traçando a sua genealogia de volta aos primórdios, o que nem sempre é tarefa fácil.

Vale ressaltar que este não é o jeito mais certo. Você não tem a obrigação de cultuar um panteão específico só porque o mesmo fez parte da cultura do seu povo antigo, porém, lembramos que essa forma é a mais natural e menos confusa, uma vez que o "novato pagão" vai buscar a tradição antiga que um dia pertencera aos seus ancestrais. Para muitos isso é uma forma de preservar a memória desses que já foram.


PAGANISMO TRADICIONAL

Não tão diferente do culto aos deuses um dia cultuados pelos ancestrais da pessoa, o paganismo tradicional, se assim podemos chamá-lo, é o caminho no qual a pessoa segue um único panteão, mas não tem uma base necessariamente ancestral. Por exemplo, a pessoa pode se identificar, por motivos pessoais ou outros, com a cultura nórdica e os deuses nórdicos, de tal forma que ela pode desejar seguir o caminho do Asatru Vanatru (religião neopagã que tem por base o paganismo nórdico). De igual maneira, ela pode se identificar com a cultura celta e então seguir uma tradição druída, ou melhor, o Druidismo, e assim por diante.

O paganismo tradicional não deve ser confundido com bruxaria tradicional, que muito embora sejam termos para ressaltar a ideia de um culto a um panteão específico, práticas específicas e etc, as duas ideias muitas vezes não "se casam".

O paganismo tradicional é uma espécie de retorno ao antigo, mas com elementos de nossa atualidade, muitas práticas antigas podem até mesmo serem praticadas nos dias atuais, contudo, algumas delas poderiam causar espanto a algumas pessoas e nem todas são mais praticadas. Geralmente o paganismo tradicional tem uma base de retorno muito mais "espiritual" e "religioso" do que propriamente a prática daquelas culturas antigas, que possuem inquestionáveis diferenças em relação a nossa.


PAGANISMO ECLÉTICO

Essa forma de culto, de paganismo, é uma das que mais se popularizou nos dias atuais, principalmente com o surgimento da Wicca. No paganismo eclético, o panteão cultuado não precisa ter uma base ancestral nem tradicional, é levado muitas vezes em consideração a "intuição", de tal forma que a pessoa que buscar essa forma de culto poderá até mesmo seguir mais de dois ou três panteões. A Wicca é uma religião que consolida bastante essa ideia, embora dentro da própria religião haja pessoas que prefiram cultuar um panteão específico, no geral as pessoas são bem ecléticas, o que muitas vezes gera um certo preconceito por parte de outros pagãos mais tradicionalistas.

Vale lembrar que o trabalho com diversas entidades de variados panteões pode ser uma verdadeira confusão para quem não tem conhecimento.


Acreditamos que com essa postagem você possa ter uma noção um pouco mais abrangente da escolha de qual panteão seguir. Aqui não tratamos necessariamente de qual panteão A ou B você deve seguir, até porque somente você é capaz de tomar tal decisão. Nem tampouco queremos aqui dizer que um panteão é melhor ou mais verdadeiro do que outro. Cada pessoa é capaz de julgar por si as suas escolhas e arcar com as consequências das mesmas.

Esperamos que você possa trilhar um caminho de paz e sabedoria, seja você um iniciante ou já aprofundado no assunto, sinta-se livre para comentar abaixo a sua opinião ou dúvida que tenha. Pedimos que faça comentários construtivos e caso tenha uma opinião negativa nós nos pomos a disposição de ajudá-lo da melhor forma possível, construindo assim uma rede amigável de conhecimento.


Abraços a todos e muito obrigado.



Comentários