Que panteão devo cultuar?

PANTEÃO
Como escolher o que devo seguir?

deus thoth panteão egípcio
Deus Egípcio

Muitas pessoas ao ingressarem no Paganismo, Bruxaria ou Wicca, encontram-se com um dilema: que panteão cultuar? A wicca por sua pluralidade consegue compreender uma vastidão de panteões e isso pode vir a ser um dos maiores problemas, principalmente para tomar a decisão sobre o que seguir.


"O que devo tomar como critério se eu me identificar com algum panteão e o que devo fazer se eu gostar de vários e quiser trabalhar com todos?"


Para começar devemos ter em mente a seguinte questão, que tradição seguir? Nesse sentido, temos de pensar se vamos trabalhar com uma bruxaria tradicional, com wicca, com druidismo, com asatru, entre outros, pois há uma imensa variedade de segmentos pagãos e há algumas coisas que podem ajudar nessa jornada.

Leve em consideração seus gostos, estude resumidamente sobre vários panteões e o que cada um representava nas culturas antigas. Se você não conhece nenhum panteão, mas já tenha ouvido falar dos nórdicos, celtas e desconhece de outros, você pode procurar sobre deuses gregos, egípcios, hindus, incas, ou até mesmo brasileiros e africanos.


Não importa a tradição que você escolheu seguir, o     importante é se sentir bem com aquilo que você pratica.

Leia também:
A ESCOLHA DO PANTEÃO


Tendo definido uma tradição o processo se torna um pouco mais simples, já que você estudará sobre os deuses dentro desse contexto. Quando você decide que quer cultuar mais de um panteão deve ter atenção a uma coisa: apesar da pluralidade da wicca, devemos tomar cuidado com as entidades e divindades que trabalhamos. Cada deus tem seus respectivos jeitos e muitos desconhecedores pensam que simplesmente podem cultuá-los de uma maneira qualquer. Qualquer tradição precisa de estudos constantes, senão, não há modo de trabalhar com elas.

Não há problema você cultuar vários deuses, vários panteões, porém, saiba exercitar em seus ritos cada qual em seu lugar. Os deuses possuem muitas semelhanças de panteão para panteão, contudo, uma má utilização disso poderá acarretar em sérias consequências.

Podemos também ter um deus guia, ou um daqueles favoritos, quais nos identificamos mais, mesmo que queiramos cultuar outro panteão e esse deus seja diferente. Não há problema algum se isso lhe fizer bem.

Ser pluralizado na bruxaria ou cultuar apenas uma tradição única não quer dizer absolutamente nada. É preferível trabalhar com coisas que sigam mais um padrão, porém se a sua vontade de fazer parte desse mundo magnífico e a curiosidade por cada deus lhe for mais chamativo, então a critério, porém, cautela sempre.

Abraços a todos. Muitas bênçãos.


Comentários

  1. Ótimo post!
    Estava tendo essa dúvida agora...
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Você acha que a ancestralidade de um bruxo pode influenciar nessa questão da escolha do Panteão a ser seguido? Eu devo seguir o mesmo Panteão de meus antepassados ou não tem influencia nenhuma?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende, a ancestralidade influencia de forma muito direta, porém se você se identifica mais com outra tradição diferente das dos seus antepassados é interessante você seguir o que te faz se sentir bem. A forma mais fácil de saber é lendo e estudando muito, para ver quais você se identifica e quais é que realmente você está disposto a se aprofundar e redescobrir a si próprio, contudo seguir o panteão dos seus antepassados é uma forma de honrá-los e perpetuar suas tradições. Abraços.

      Excluir
  3. Muito obrigado pela resposta!
    Estou apenas iniciando meus estudos sobre Wicca e Bruxaria, mas, já percebo que estudarei muito ainda...
    Vou manter minha devoção aos Deuses como tenho feito e vou deixá-los me guiar conforme a vontade DEles.
    Abençoado sejas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também estou nessa fase Bernardo. Que tradição seguir? É uma dúvida q me acompanha há muito.... Mas sinto que alguns Deuses me influenciam mais por suas histórias. Blessed be

      Excluir

Postar um comentário