Muitos ao conhecerem a wicca vão se perguntar se esta é uma religião ou filosofia de vida. A verdade é que a wicca consegue combinar as duas coisas, mas muitas pessoas tendem a ver como uma religião e até mesmo passam a criar dogmas, uma coisa que é muito criticada pelos wiccans, já que a wicca se mostra liberta de qualquer dessas "amarras" religiosas. No entanto o culto e apreciação às deidades tornam a wicca uma religião, de fato, não necessariamente tendo um deus, mas vários deuses, a depender da tradição.
O pentagrama, os 4 elementos e o espírito. |
Essa ideia do pluralismo de deuses mostra que a wicca é liberal até pela sua adoração a um determinado paganismo, sendo portanto uma tradição mais restrita, ou diversos panteões tornando a prática da wicca uma coisa eclética. Então como definir se é ou não é uma religião? O conceito de religião vem de ligação ao divino, para a wicca, o divino está presente em nós mesmos, nas coisas ao nosso redor como a natureza, e a existência dos deuses está no nível de seres superiores que podem nos ajudar no plano terrestre. Portanto os cultos aos deuses na wicca são práticas muito diferentes. Podem ser rituais muito próximos com os deuses, numa busca por conhecimento. Podem ser rituais com feitiços, numa busca por um objetivo, assim como uma adoração em seu real sentido, talvez por uma semelhança que há em nós com algum deus ou deusa em especial.
Sendo assim, entendemos a wicca como uma religião, diferente dos padrões normais, já que a wicca não possui templos, mas o wiccan (praticante da wicca) pode se dispor de um altar individual, onde ele(a) presta suas orações e etc.
A wicca também não possui um livro de regras, assim sendo, o conhecimento é quase sempre individual ou em grupos, os chamados covens, onde o(a) praticante, ou bruxo(a), busca aperfeiçoar as técnicas antigas dos pagãos com técnicas modernas da bruxaria e da wicca.
Devemos nos lembrar que a wicca é também uma filosofia, afinal, ela pode nos guiar a um estilo de vida naturalista, libertário ou ativista, ou até num sentido político, como também pode nos fazer ser pessoas mais resguardadas e uma busca espiritual surgir disso, fazendo que em nós cresça um sentimento de transcender nossos limites humanos.
A wicca é uma religião muito rica em diversos aspectos e quanto mais estudamos os seus caminhos, passamos a querer nos aprofundar cada vez mais. A wicca "religião e filosofia" é também uma escola, onde os estudos são constantes, pois a busca pelo conhecimento e sabedoria é que tornam o(a) bruxo(a) cada vez mais experiente, contudo vale ressaltar que experiência não é o acumulo de conhecimento, mas o uso desse conhecimento de forma sábia.
Bençãos a todos e boa sorte.
Comentários
Postar um comentário