O que é um Coven?


Ao conhecer a wicca você irá descobrir os chamados "covens", e o que isso significa?


O coven, em si, é um grupo de pessoas ligadas de uma forma muito mais intensa, assim como uma "tribo" ou "clã". Muitos podem pensar que o coven é um mero grupo de estudos ou quem sabe até um grupo que se reúne algumas vezes para celebrações, ritos e etc. Na realidade o coven é mais do que isso, porque vamos percebendo laços se formarem entre seus membros, de forma com que todos pertencentes àquele coven específico busquem evoluir dentro da magia em conjunto, ajudando-se uns aos outros, como uma irmandade ou família.

Coven reunido em um ritual


O número de membros de um coven varia muito, a depender de quantas pessoas estejam interessadas em formar um. Reuniões de poucas pessoas, como três ou quatro membros já se pode considerar como covens e geralmente os covens se limitam a um máximo de treze membros. Caso haja mais pessoas do que esse limite, elas podem se dividir formando dois covens separados ou unidos entre si como um "clã".

Os covens podem se auto-organizarem da maneira que acharem mais adequada e geralmente possuem um ou dois líderes, que podem ser também líderes espirituais. 

Geralmente é indicado que para se formar um coven o líder tenha um alto conhecimento dentro dos ensinamentos, uma vez que ele poderá transmitir tais conhecimentos que possui aos outros membros ou até mesmo iniciá-los na wicca. Embora haja uma divisão de níveis entre iniciantes até o sacerdócio, podemos compreender da seguinte forma: o sacerdote (ou sacerdotisa) é alguém que já seja iniciado em wicca e tenha estudado a fundo diversas áreas dentro do paganismo e wicca, o que permite sem problemas a criação de um coven. Entretanto, se o iniciado em wicca ainda tem um nível intermediário o interessante é continuar o seu percurso até estar mais capacitado ou entrar num coven já existente. Se, por acaso, for de sua vontade futura formar seu próprio coven poderá sem problemas ao atingir um nível mais aprofundado na magia. Já o iniciante de wicca ou aquele que ainda está começando a conhecê-la não é indicado entrar em um coven, mas sim de ter um mentor para auxiliá-lo ou estudar de forma solitária. Entrar em um coven exige também um certo comprometimento, e para o iniciante que ainda pouco sabe o mais importante é adquirir base de conhecimento.


  • É necessário estar em um coven?

A resposta é: depende. A wicca possui uma liberdade de caminhos, inclusive para praticá-la de forma solitária. Não há necessidade de formar um coven ou estar em um. Os covens são formas de adquirir conhecimento, a wicca não tem templos, mas tem os covens que são grupos onde pessoas de mesmo interesse ou afinidade se reúnem, tiram duvidas, compartilham momentos, celebram eventos e etc. O que realmente importa é que você saiba seguir em seus estudos, independente de como seja.

E então, você se interessou pelos covens ou prefere praticar sozinho? Não deixe seus estudos e siga em paz.

Bençãos a todos e boa sorte.


Comentários