Primeiramente se você caiu de paraquedas nesta postagem é porque você provavelmente é um iniciante em busca de informação, certo? Esta postagem é para você que descobriu por aí o "paganismo" e está bem interessado em saber no que tais pagãos creem. Então vamos lá!
Os pagãos hoje em dia recebem o termo mais comum de "neo-pagãos" ou seja, "novos pagãos". Essa diferença é importante daqueles pagãos da antiguidade que tinham entre si uma cultura forte num panteão específico por exemplo. Atualmente podemos dizer que os pagãos vivem um retorno ao antigo, mas com aspectos da modernidade.
O pagão crê basicamente num panteão de deuses, dessa forma é necessário saber a qual grupo de deuses o indivíduo irá cultuar. Se você não está entendendo nada até aqui vamos explicar melhor.
No paganismo há a presença dum grupo de deuses que pertenceram numa determinada época a civilizações humanas muito antigas e até mesmo próximas a nós ainda hoje. Para o pagão, o politeísmo, a crença em mais de um deus, constitui uma base muito importante para o pensamento do que é ser pagão. A existência de vários deuses permite assim um culto mais próximo entre uma divindade e o pagão, que por sua vez, pode ser "devoto" do deus ou deusa que lhe mais agradar ou houver alguma afinidade.
Estamos tratando aqui do tema de modo bastante geral, pois os pagãos atuais diferem bastante em suas crenças, contudo podemos citar algumas coisas relevantes:
Pagãos creem na divindade da natureza?
Sim e não, pois há diferenças de tradição para tradição, o comum entre todos os pagãos é a veneração à natureza, não necessariamente a ideia de que a mesma seja divina, mas parte do divino.
Pagãos creem em demônios?
É necessário responder a esta pergunta, uma vez que há uma distorção para muitos entre "demônios" e os deuses pagãos, o que é um absurdo. Demônios pertencem a uma cosmovisão judaico-cristã, portanto isso não se aplica ao politeísmo de maneira geral, mesmo que no grupo específico de deuses existam figuras que para muitos poderiam ser "maléficas", no entanto, para pagãos a noção de bem e mal é muito relativa em muitas tradições, não cabendo portanto a eles uma ideia de demônio, pois todas divindades seriam em tese benéficas e não destrutivas.
Pagãos creem em reencarnação?
Para muitos isso é tido como verdade absoluta, entretanto nem sempre é o caso, há muitos que discordam disso. A reencarnação como ideia dos homens após a morte retornarem à vida existe em algumas culturas, porém, para certas pessoas a morte é tida como um degrau para algo maior e não necessariamente para a volta a este planeta. Portanto, essa questão é muitas vezes complicada.
Pagãos fazem feitiços e rituais?
Depende da tradição, alguns pagãos costumam mais ter uma vida teórica do que uma vida prática, como os antigos faziam, porém, vale ressaltar que ser pagão não é apenas ler "trocentos" artigos pela web, ser pagão é ter vida prática.
Ritos e feitiços constituem uma parte prática da vida de um pagão. Os ritos podem ser celebrações das mais variadas espécies, já os feitiços tem objetivos muito específicos. Há também nesse sentido a existência de poções mágicas, que nada mais são do que preparos de ervas ou outras substâncias, assim como chás com variadas propriedades de cura, prosperidade, proteção e assim como a vontade pedir.
Esperamos que este artigo tenha dado uma pequena explicação a você sobre algumas coisas particulares sobre os pagãos. Quaisquer duvidas deixe nos comentários abaixo e responderemos com todo carinho.
Abraços e boa sorte.
Comentários
Postar um comentário